
Mission Adventures 2022 - JOCUM João Pessoa/PB
Todos, nem que seja pelo menos uma vez na vida já se sentiram como se estivessem andando em areia movediça, como se não tivessem firmeza em seus passos e nas pessoas a sua volta, suas próprias decisões e pensamentos não trazem o produto desejado, que é a satisfação. A busca por essa satisfação é conduzida e medida pelas emoções, como estou me sentindo define quem eu sou, as vezes de direita as vezes de esquerda, um dia homem no outro mulher e ainda em outro bi ou indefinido, machista, feminista, cristão ou ateu.
Nunca se valorizou tanto as emoções e nunca tivemos tantas doenças emocionais.
A esperança de novos dias sem máscaras, sem isolamento social, sem dor, se mistura com o luto que ainda nos cerca e com o medo do novo.
Nos últimos tempos essa instabilidade se espalhou pelo mundo.
Encontramos uma geração insegura, cercada por diversas informações, ideias e ideologias, entretanto, perdida em si mesma, facilmente influenciada por tantos e ao mesmo tempo sem referências reais.
Seguindo e sendo seguidos, curtindo e sendo curtido por milhares de pessoas e ao mesmo tempo se sentindo sozinhos, buscando serem visto ou melhor visualizados, mesmo escondidos entre quatro paredes. Dublagens e dancinhas são repetidas, piadas compartilhadas, memes viralizam e os likes são a medida do sucesso.
Mais a pergunta é: Quais são os nossos vínculos reais?
Mesmo com milhares de contatos nossos relacionamentos são frágeis, podem ser desfeitos com um click. Precisamos buscar vínculos consistentes, eternos, vínculos como de um corpo que depende um do outro e principalmente vinculados com aquele que é o cabeça e que pode nos conduzir.
Nossa resposta à essa realidade é: Reajustar!
Olhando para esse cenário Deus nos conduziu a Efésios 4:14 ao 16.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustados e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Efésios 4 é um convite a unidade em Cristo e um comprometimento com sua função na edificação do corpo.
Anti-Influencers: Quem são e o que dizem os influencers digitais dos nossos tempos? Qual é o nosso critério para seguir ou deixar de seguir alguém? E por qual motivo as pessoas estão nos seguindo?
Precisamos Reajustar nossas influências.
O texto de Efésios nos convida a maturidade, a deixarmos de ser criança, não se deixar levar de um lado para outro, nem se deixar jogar de lá para cá por homens que induzem ao erro.
O que nos leva ao segundo ponto, somos convidados a seguir a verdade.
Seguir a Cristo:
Jovens tem seguido milhares de pessoas de maneira frágil e superficial nas redes sociais, mas somos convidados a seguir a verdade, seguir a Cristo, não de maneira superficial, pelo contrário, a analogia utilizada é ser o corpo enquanto Cristo é o cabeça, só podemos existir ligados a Ele, não há vida se estamos decapitados. Esse é o nível de relacionamento que a bíblia propõe, sermos parte, um corpo.
O conceito de verdade tem sido discutido desde os tempos de Jesus, Ele mesmo foi questionado sobre: o que é a verdade?
A verdade tem sido constantemente atacada. Com tantas ideologias surgindo o conceito de verdade é diminuído, fragilizado, a ideia é que cada um tem e defende sua própria verdade. Essa geração está sem um referencial definido.
O Texto de Efésios nos convida a seguir a verdade em amor, Jesus declara: Eu sou a Verdade. Nossa referência deve ser Cristo e nele devemos estar conectados, afinal estando Nele não andamos mais em pecado. Cristo é a nossa vida, nosso exemplo, nossa meta e força. Precisamos ser um reflexo do próprio Cristo e levar outros a seguirem quem Ele é.
Essa verdade está disponível a nós de maneira racional através da palavra, a vida e história de Jesus, pode ser lida entendida e repetida, mas não podemos transformar nossa fé em mais uma das muitas ideologias existentes, ela não pode ser só mais um conceito. Ligados em Cristo e ao seu Espirito vamos transmitir sua essência.
O texto de Efésios nos convida a isso, não só acreditar em uma verdade mas seguir a verdade em AMOR.
O amor é a manifestação clara de que estamos ligados à Deus, só Nele somos capacitados e desafiados a não viver em função de nós mesmos e nem das nossas emoções para nossa própria satisfação.
O que nos leva ao terceiro ponto:
Reajustar
Se bem ajustados em Cristo compreenderemos o nosso papel na tarefa de reajustar e edificar a Igreja. E percebemos que ao mesmo tempo que estamos ligados a Cristo como cabeça, precisamos estar ligados uns aos outros, somos membros unidos por essa junta poderosa, o amor.
Que fique bem claro que ao falar sobre igreja não estamos limitando a nossa denominação e nem mesmo a igreja local, estamos falando sobre todos que são incluídos ao corpo de Cristo. Se voltarmos ao início de Efésios 4 vamos notar essa analogia com o corpo, um convite a unidade, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos, e a palavra todos se repete várias vezes.
Assim como no tempo de Jesus existia um conflito entre gentios e judeus, e em nossos tempos não é diferente, existe um conflito entre crentes e não crentes, evangélicos e o mundo secular/mundano. Mas grande parte do livro de Efésios fala sobre o propósito de Deus de edificar um só povo, uma só igreja, um só corpo em que Ele é o cabeça.
Mais uma vez somos desafiados não só a crescer, mas à fazer isso em amor, na essência de quem Deus é. Amar é muito mais do que um sentimento. O amor depende do outro para existir é uma escolha que fazemos em função do próximo.
Por fim, somos desafiados a uma ação: “cada parte realiza a sua função”. Um pouco antes o texto fala sobre algumas funções: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Como corpo temos um papel, uma função específica, mas co-dependente.
Entender nosso papel, identificar nossa vocação, viver nosso propósito de vida vai gerar o crescimento do corpo.
Cresceremos em unidade para manifestar em amor quem Deus é.
Cristo nos chama a viver isso, o amadurecimento da conduta cristã, o ajustar-se conforme o caráter de Cristo e de igual modo reajustar do mundo.
Ele nos convida a sermos participantes com Ele como corpo de Cristo do ajuste perfeito, mostrando Cristo como elo central e perfeito dessa conexão.
Textos de apoio ao Tema:
• Romanos 8:18,19/ 35 ao 38
• Jeremias 17:5 ao 10
• João 21: 15 ao 19
• 1 Coríntios 12: 10 ao 12
• Tiago 1: 5 ao 8/ 16 ao 18
• Marcos 8: 34 ao 37
• Apocalipse 3: 15 ao 17
• Colossenses 2:8
Faça sua inscrição para o Mission Adventures 2022
JOCUM João Pessoa/PB
Faltam apenas:
INSCRIÇÕES ESGOTADAS!
Você que ficou de fora, fica atento em nosso site, em breve divulgaremos datas para os próximos.